Divulgar idéias próprias, combater o discurso invertido corrente, aprender a dividir, expor sentimentos,
trazer poesia ao dia-a-dia, eis a abrangente ação deste veículo de idéias. De tudo, um pouco - minha meta.
 

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21.2.04
 
É Carnaval!
Não brinco o carnaval, nem mesmo assisto a suas manifestações pela televisão. Aproveito os dias para pôr em ordem gavetas, livros, computador etc, mas torço pra que haja bom tempo, sol, ventinho suave, e os foliões possam aproveitar os dias de festa liberando com música, dança, exibição gratuita seus problemas e dissabores da vida comum.

A propósito, é interessante saber o que antropólogos, escritores, artistas, carnavalescos pensam sobre o carnaval nesta época de globalização.
Tomemos um intelectual da categoria do poeta Ferreira Gullar que nos chama a atenção para a antropofagia na globalização do carnaval. Ele diz que a pulsão antropofágica, apesar de universal assume, no Brasil, um caráter permanente, único na História.
Em entrevista realizada pelo jornal O Globo, em 2002, Gullar diz :”O Brasil é um país interessante porque sempre consegue transformar o que absorve em algo original. Isto é antropofágico. A antropofagia não existiu como estilo, como produto acabado...” “Mas ela é natural de todas as sociedades. A arte grega vem da egípcia, a romana vem da grega. Ocorre que, no Brasil, é curioso, porque acontece muitas vezes ao longo da História.”
Tentando exemplificar a digestão antropofágica, ele afirmou que “primeiro era o pessoal da Zona Sul que se misturava nas escolas, e a gente dizia: tem branco no samba. Agora, importamos louras suecas e as devolvemos como mulatas passistas, que vêm aprender o samba na escola”.
Sugerido pelo entrevistador, o jornalista Arnaldo Bloch, isso equivale a dizer que há um imperialismo sambístico brasileiro ao que Gullar reponde: ”Isso! Na verdade, neste mundo altamente globalizado, uma metrópole como o Rio preservar um tipo de manifestação como as escolas é impressionante. Não há exemplo em nenhuma metrópole do mundo. A tendência da metrópole é limitar tudo que é primitivo na sua origem cultural. E aqui é algo que funciona o ano inteiro!. Não sei até quando vai durar. Talvez essa mescla seja o princípio do fim. Mas pode também ser um sinal de vitalidade.”

Estas afirmações são de uma entrevista de Ferreira Gullar para O Globo, em 10/02/02.


Que tal agora um samba-enredo do Carnaval 2004?

Pediu pra pará, parou! Com a Viradouro eu vou. Pro Círio de Nazaré

No mês de outubro, em Belém do Pará,
São dias de alegria e muita fé
Começo com extensa romaria matinal
O Círio de Nazaré
Que maravilha a procissão, e como é linda
A santa em sua berlinda
E o romeiro, a implorar
Pedindo à dona em oração pra lhe ajudar
Oh, virgem santa, olhai por nós
Olhai por nós, oh, virgem santa,
Pois precisamos de paz.
Em torno da matriz
As barraquinhas com seus pregoeiros
Moças e senhoras do lugar
Três vestidos fazem para se apresentar
Tem o circo dos horrores
Berro-boi, roda gigante
As crianças se divertem
Em seu mundo fascinante
E o vendeiro de iguarias a pronunciar
Comidas típicas do Estado do Pará
Tem pato no tucupi, muçuã e tacacá
Maniçoba e tucumã, açaí e aluá

(De Dário Marciano, Nilo Mendes [Esmera] e Aderbal Moreira.
Intérprete: Dominguinhos do Estácio


Até depois do Carnaval e divirtam-se! Cada qual a seu gosto!

publicado por Magaly Magalhães às 11:23 AM
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